Aprenda.py

Conheça o Projeto

Esta é a primeira linha de código para Aprenda.py:

print("Olá mundo!")

Aprenda.py tem por objetivo incentivar e divulgar a resolução de problemas por meio de ferramentas computacionais. Nos últimos anos, a denominação STEAM tem se popularizado, vindo do inglês para:

  • Science (Ciência);
  • Technology (Tecnologia);
  • Engineering (Engenharia);
  • Art (Arte);
  • Mathematics (Matemática).

Em meio a tantas linguagens de programação disponíveis, a escolha do Python se deu pela sua incrível popularidade, boa flexibilidade, e principalmente, pela vasta gama de bibliotecas encontradas para os mais diversos fins. Soma-se isso à interatividade da plataforma Jupyter Notebook, que permite combinar blocos de código com textos, equações, vídeos, figuras e tabelas, criando um perfeito ambiente para produção de conteúdo interativo e aprendizagem, assim como esse blog.

Minha relação com Python começou de maneira autodidata, e consistia em resolver os problemas que vivenciava diariamente na minha atuação como aluno de pós-graduação. Inicialmente o foco era apenas como uma ferramenta para produção de figuras com Matplotlib, em substituição ao Gnuplot que era empregado por mim até então. Com o tempo e com a prática, pude perceber que eu podia usar Python de fato para todo o processamento de dados (que antes era feito em Fortran). Essa foi uma mudança chave para um nítido aumento de produtividade. Perceba que o fluxo de trabalho em Fortran consiste em programar o código, compilar (se nenhum erro for encontrado), executar e avaliar os resultados (muitas vezes em ferramentas externas). Enquanto com Jupyter Notebook, o fluxo de trabalho é interativo, multiplataforma e facilmente documentável.

Com essa experiência, me dispus a palestrar na Jornada Acadêmica da minha universidade (disponível no GitHub), mostrando uma introdução a linguagem Python e exemplificando como resolver diversos problemas na área da engenharia. Entre eles: Métodos Numéricos, Transferência de Calor, Resistência dos Materiais, Vibrações Mecânica e outros. E desde então sigo aprendendo mais sobre o assunto, e fico feliz em compartilhar isso com você.

Felipe N. Schuch
Felipe N. Schuch
Application Engineer

Possuo experiência na aplicação e também no desenvolvimento de ferramentas computacionais capazes de resolver problemas complexos, além de realizar o processamento, visualização e comunicação dos dados produzidos por essas soluções.

Próximo
Anterior

Relacionados